terça-feira, 5 de maio de 2009

Cidadão vs Morador Permanente

Recentemente fui surpreendido pela negativa. Fui votar para presidente da câmara (prefeito) do Rio de Janeiro e descobri que afinal não era cidadão da cidade... apenas um morador permanente.

Nunca preocupei-me com estes detalhes pois sempre parti do princípio que por ter nascido no Rio de Janeiro automaticamente teria a cidadania; isso vale em IRL (In Real Life) mas não no PopMundo. É preciso explicitamente solicitar a cidadania na cidade que gostares mais para ser cidadão; e ser cidadão dá direito a votar e ser votado para os cargos daquela cidade.

É muito fácil pedir a cidadania. Basta ir à câmara municipal/prefeitura da cidade (é preciso estar na cidade em questão) e candidatar-se à cidadania.

Atenção quando fores fazer isso pois só se pode mudar de cidadania a cada seis meses...

1 comentário:

  1. oi! sou de SP, meu ID é
    eu fui na prefeitura, disse
    Sim...
    aceitei e apareceu
    "That is already your home city".
    e agora, eu tenho os 3600 cobrados, mas kde minha cidadania

    ResponderEliminar